domingo, 16 de outubro de 2016

Esperar as boas surpresas da vida...

Querendo ou não, a vida nos surpreende e as vezes de tal forma que fica difícil acreditar. A questão é, se espera algo que é surpresa? Eu digo que sim quanto às boas, pois não estou aqui me referindo genericamente a qualquer surpresa, boa ou má, mas apenas às boas porque transbordam meu coração.
Uma boa surpresa me fez refletir que se eu não a esperasse, ela provavelmente não teria se revelado... Por isso é tão importante esperar, mesmo sem saber exatamente como será. Basta saber que é algo que você não planeja, mas espera. Não vê, mas sente. Está lá e em algum momento da vida, talvez até quando o campo de visão esteja limitado, ela se apresenta assim, de repente, e aos poucos vai se revelando sua dimensão. Metaforicamente, é como um rio - só sabe sua proporção exata quando deságua no mar... Até encontrar o mar, vê suas águas aprisionadas por margens muitas vezes estreitas, tem seu curso desviado por pedras, mas nada o impedirá de chegar ao seu destino, por mais longa que tenha sido a jornada.
Esta seria dentre todas as surpresas da vida, a maior. Há nela uma dimensão que não pode ser aferida até que tudo se revele, mas é esperada; está como que escondida, porque dentre tantas surpresas que a vida te apresentou, aquela a que me referi acima ainda não aconteceu ou pode ser que esteja naquele trecho final do rio onde já enxerga o mar, mas ainda enxerga suas margens também. Já consegue ver que sua dimensão é algo maior, bem maior do que o visto em todo o percurso até ali, mas ainda não sabe quão maior...
Grandes surpresas muitas vezes vão se revelando em etapas e a cada uma delas vamos constatando que se todas nos fossem dadas ao mesmo tempo não haveria tanta beleza em sua descoberta. O rio aos poucos vai perdendo a visão das margens, assumindo sua verdadeira dimensão de mar e já não consegue ver o fim ao olhar o horizonte. As pedras agora podem ser até maiores, mas contorná-las fará parte de uma trajetória que não mais mudará, pois ciente de que faz parte do mar imenso, ande por onde andar... 

2 comentários: