sábado, 1 de março de 2014

Valores da Obediência



Estava meditando sobre o significado da palavra “obediência” e os valores que contém. Percebi que algumas pessoas se assustam com ela e até questionam se não é uma expressão pesada, que traz a ideia de falta de liberdade, repressão de vontades. Tudo fruto de pouca reflexão para perceber que a obediência é o que nos mantém vivos. Tais pessoas chegam a substituí-las por outras palavras que em tese seriam mais amenas.
Fui buscar os significados no dicionário.
Segundo o Michaelis:
Obedecer  o.be.de.cer (lat vulg boediscereinc de oboedirevti e vint 1 Submeter-se à vontade, cumprir as ordens de: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos dos Apóstolos, 5, 29 - trad de J. F. de Almeida). Alguns obedeceram, outros nãovti 2 Estar sob a autoridade de; ficar sujeito a: "Já lhe obedece toda a Estremadura, Óbidos, Alenquer" (Luís de Camões). vti 3 Submeter a vontade a alguma coisa: Manda a civilidade que obedeçamos às suas normasvti 4Cumprir, observar: Obedecer a um regulamentovti 5 Estar ou ficar sujeito a uma força ou influência; ceder: "Leis a que esses fatos obedecem" (Ernesto Carneiro Ribeiro). vti 6 Deixar-se governar ou conduzir por: Este cavalo já não obedece ao freio. Um grande navio e obedece a um pequeno lemevpr 7Ceder à consciência, seguir os ditames da razão ou os impulsos do coração:Obedecer-se a si mesmovtd ant 8 Sujeitar-se à vontade de; cumprir, observar: "Quem me ama (diz Cristo) obedecerá e guardará meus preceitos" (Padre Antônio Vieira). (Na voz passiva, entretanto, é construção modernamente admitida: "A ordem foi obedecida" (Eduardo Carlos Pereira).
Busquei e não encontrei nenhuma negatividade. Percebi que o ser humano tem a capacidade de desvirtuar palavras e as fazer parecerem assustadoras, quando na verdade são belíssimas. Vejamos alguns exemplos:
Um filho, desde pequeno, precisa ser obediente aos pais, pois ele instintivamente sabe que deles depende sua vida. Os laços afetivos e a relação de confiança natural entre pais e filhos faz com que estes creiam que aqueles o submetem para seu próprio bem. Submissão e respeito, portanto, são intrínsecos à própria sobrevivência, especialmente nos mais tenros anos. Mais ainda, significa que as regras são fruto do amor e da preocupação dos pais.
Outro exemplo importante são as regras a que o ser humano se submete para que possa conviver pacificamente em sociedade.  Tais regras não se resumem às leis, limitadas por essência, mas abrangem uma série de condutas que visam em última instância o respeito ao que é do outro, moral e materialmente falando. A obediência, nesta situação, também visa garantir a própria subsistência da espécie humana.
Há também a obediência às “leis da natureza”, como esquecê-las? O desrespeito a tais leis tem trazido muitos danos a todos os seres vivos que habitam este planeta. Fala-se em muitas catástrofes que virão com o tempo, capazes de por em risco a própria vida humana na Terra. Neste caso, também a obediência é fundamental para a sobrevivência.
Sem pretender exaurir os exemplos, pois há inúmeros outros que eu poderia citar, há um que entendo ser também de extrema importância que é a obediência a si mesmo. Pode-se achar estranho à primeira vista, mas basta pensar que na busca de objetivos, sejam eles da espécie que forem, a pessoa que não cria regras para si não os alcança. Submeter-se a algo que viabiliza a realização de um objetivo, nada mais é que buscar na disciplina a ferramenta do sucesso. A pessoa disciplinada sabe suprimir determinadas vontades em busca de um bem maior, criando dentro de si uma relação de respeito tão grande que aliada à ética se estende aos demais com os quais convive. A obediência passa então a ser sinal de respeito consigo e com os outros.
Trago essas reflexões à luz do equilíbrio, caso contrário o resultado não seria tão positivo. A ponderação é instrumento importante na constatação da legitimidade das ordens. Muito embora o equilíbrio seja fundamental neste caso, o desequilíbrio seria apenas uma maneira de deformar os valores intrínsecos da obediência não sendo, por si só, capaz de tornar tal palavra assustadora ou negativa.
O desequilíbrio e a falta de ponderação tornam qualquer valor um desvalor, mas não desvirtua a essência do que a palavra contem. Não são os exageros das ordens que tornam a obediência uma coisa terrível, pois os exageros sim são terríveis.
A palavra obediência deve carregar consigo valores como amor, respeito, proteção, disciplina, equilíbrio, saúde e sobrevivência. Estar submetido a algo, ser obediente a alguém, cumprir regras não pode ser algo assustador ou revoltante, pois são atitudes necessárias à conservação e evolução da espécie humana.
Na busca de paradigmas para definir uma palavra tão simples, as pessoas se perdem na relativização das coisas, fazendo uma verdadeira confusão de conceitos e sentimentos vividos que vem deformar algo tão belo e importante como é o saber obedecer.
Fica aqui uma proposta para se pensar no conceito das palavras antes de se criar um pré-conceito a respeito delas. A busca do equilíbrio é a chave para abrir a porta certa onde se encontram os verdadeiros valores de certas palavras que, como a obediência, bem mais que palavra, é fonte de vida e de paz.