sábado, 3 de março de 2012

Evitar o erro é humano.

Hoje ouvi um comentário muito interessante sobre o erro que me levou a algumas reflexões e gostaria de compartilhar com meus visitantes.

O que pensamos sobre os erros?
Quando são nossos, temos uma tendência a imediatamente buscar uma argumentação que o justifique para nós (principalmente) e para os outros - ainda que saibamos que isto não modificará sua natureza negativa.
Quando os erros são praticados pelos outros, temos uma tendência a sempre julgá-los conforme nossas próprias verdades, confrontando tais erros com aquilo que acreditamos serem acertos. Não é nossa primeira atitude a de buscar alguma justificativa para eles.
Desta forma, se pensarmos bem, podemos concluir que não encaramos os erros como uma coisa natural - se nossos, justificamos; se dos outros, julgamos - nunca ficamos indiferentes a eles - o que seria próprio se fossem da natureza humana, como: respirar, pensar, sentir, comer, enxergar, falar, ouvir, caminhar, crescer, envelhecer... Nada disso é questionável, salvo por alguma disfunção, pois tudo faz parte da natureza humana. Então, porque temos o costume de dizer que "errar é humano"?
Errar é humano?
Se a resposta for positiva, além de justificar nossos próprios erros deveríamos justificar os erros dos outros naturalmente. Mas não. E isso se deve às consequências negativas dos erros, impossíveis de serem ignoradas por nós e pelos outros. Acredito que muitas vezes ficamos a repetir assertivas que ouvimos sem fazer os devidos juízos de valor sobre as mesmas. Até porque incomoda questionar tal frase - tão aliviadora...
Mas meu convite não é para o conforto, mas para uma meditação crítica que nos leve a uma melhor qualidade de vida.
Seres humanos e erros coexistem, de fato. No entanto, ambos não se integram.
Seres humanos foram feitos para o acerto, para a perfeição e sua busca é o que nos torna mais sadios.
A correção dos erros é o  que nos faz ser melhores colaboradores para tudo que vivemos e tudo que queremos viver. Corrigir erros produz uma cadeia de acertos.
Acertos fazem evoluir a tecnologia, auxiliam novas descobertas, previnem acontecimentos desagradáveis, produzem melhores resultados em tudo.
Quando nos integramos aos erros, dizendo que errar é humano, estamos certificando nossa total incapacidade de viver em plenitude a natureza humana.
Se prestarmos atenção aos demais animais da natureza, observaremos que seus "erros" são justificados por seus instintos e por sua irracionalidade.
A nós, seres humanos, foi dada a racionalidade - a capacidade de ponderar razões, valorá-las, controlá-las. Nossos instintos são subjugados pela nossa racionalidade. E a racionalidade vai se aperfeiçoando pela prática e pela importância que a ela conferimos.
A racionalidade é para o ser humano o que a bússula (ou GPS dirão os mais modernos) é para o navegador - sem ela não se atinge o fim almejado.
Errar é desumano.
Sinto dizer... Errar é algo que não se coaduna com nossa natureza, é algo artificial. O erro não existe por si só, não nasce com a gente. O erro é o produto artificial criado pelas nossas incapacidades/irracionalidades temporárias - e todas o são - contra as quais devemos agir argutamente, até que o deixem de ser, pelo exercício da inteligência, da racionalidade.
Não estou conclamando ninguém a uma viagem ao impossível. Ao contrário, estou convidando a todos para uma mudança de paradigma em que o erro deve ser visto como algo distinto da natureza humana e, por isso, assumido, corrigido e, acima de tudo, evitado.
Evitar o erro, isso sim, é humano. 

Já diria o gênio, Albert Einstein: "Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário."

Aproveito também para trazer uma pequena e interessante citação do Bem-aventurado Tito Brandsma, mártir, carmelita holandês (1881-1942), em "Convite ao heroísmo, na fé e no amor".

Muitas vezes ouvimos dizer que vivemos tempos maravilhosos, tempos de grandes homens. [...] É compreensível que haja quem deseje que se erga um chefe forte e capaz. [...] Essa espécie de neo-paganismo [o nazismo] considera toda a natureza como uma emanação do divino [...]; acredita que há raças mais puras e mais nobres que outras. [...] Daí vem o culto da raça e do sangue, o culto dos heróis do próprio povo.


Partindo de uma ideia tão errónea, essa maneira de ver pode conduzir a erros capitais. É triste ver quanto entusiasmo e quantos esforços são postos ao serviço dum tal ideal, falso e sem fundamento! Contudo, podemos aprender com o nosso inimigo. Com a sua filosofia mentirosa, podemos aprender a purificar o nosso próprio ideal e a melhorá-lo; podemos aprender a desenvolver um grande amor por esse ideal, a suscitar um imenso entusiasmo e mesmo a disponibilidade para viver e morrer por ele; a fortalecer a coragem para o incarnar, em nós próprios e nos outros. [...]




2 comentários:

  1. Um dos melhores textos que eu já li!
    Parabéns,
    Danilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Danilo!
      Eu, como fã do seu blog que sou, só posso me sentir muito honrada com seu comentário!
      Abraço,
      Carla.

      Excluir