sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lei da Ficha Limpa é utopia?


Agora está valendo a "peneira" que irá segurar aqueles que perderam nosso voto de confiança para participar do processo eleitoral - o processo da Democracia. Estará funcionando nas próximas eleições definitivamente.
A partir de agora serão considerados inelegíveis os candidatos que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, em razão da prática de crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; e contra o meio ambiente e a saúde pública.
Serão declarados inelegíveis ainda os candidatos que tenham cometido crimes eleitorais para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

Alguns poderão dizer que é "utopia" acreditar que com o bater do martelo do Judiciário, o Legislativo e o Executivo estarão "limpos". Pode ser que ainda não totalmente, apenas a ficha estará... Mas como não sentir uma imensa alegria quando o mínimo já começa a ser feito? Há tantos concursos públicos que há muito fazem investigação de vida pregressa de seus candidatos, como o da Polícia Federal, por exemplo, que não poderia ter em seus quadros pessoas que respondem a processos criminais, por óbvio! - só para citar uma das exigências e um concurso apenas, pois há muitos outros. Como não buscar uma relação de coerência com aqueles que estarão lá por NÓS, modificando NOSSAS vidas, comprometendo NOSSO orçamento? É O MÍNIMO QUE JÁ DEVERIA TER SIDO FEITO DESDE O INÍCIO DO PROCESSO ELEITORAL EM NOSSO PAÍS!

Parabéns ao STF que, EM SUA MAIORIA, como também no caso do CNJ, tem assumido seu papel de guardião da Carta que nos orienta, limita e conduz a dias melhores! Assim seja!

"E o que é utopia?
A utopia está no horizonte: eu sei muito bem que nunca a alcançarei; que se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos; quanto mais a procure, menos a encontrarei, porque ela vai se distanciando, quanto mais me aproximo - Para que serve a utopia? Serve para caminhar..."
                                                                      (Fernando Birri)